História
Carvalhal é uma das 13 freguesias do concelho de Abrantes. Com uma área de 17.45 Km2 confronta a noroeste com o concelho de Vila de Rei e a sudoeste com o concelho de Sardoal. Em 1758, segundo os dados constantes nas “Memórias Paroquiais”, a freguesia era formada por seis lugares. A aldeia apresentava-se desdobrada em dois núcleos Carvalhal e Vendas de Carvalhal. Existiam ainda os lugares de Vendas de São Domingos, Matagosa e Carril, este último também desdobrado em Cimeiro e Fundeiro, Sobral Basto e, Vale Tábuas.
O núcleo mais antigo localiza-se num vale, próximo dos cursos de água e dos terrenos mais férteis, designado Carvalhal de Baixo. Igualmente situados em vales encontram-se os lugares do Sobral de Basto e de Vale Tábuas. Quanto ao lugar do Carril é um importante troço viário. Em relação ao lugar de São Domingos, surge documentado, no séc. XIV, por São Domingos da Roda.
Artesanato local
Nas artes populares os artistas são trabalhadores. No Carvalhal o senhor Maurício Alves, já falecido, deixou um espólio de objetos em miniatura feitos em lata. A artesã Maria Gertrudes Liberata Salgueiro no seu tempo livre dedica-se a fabricar bonecos de trapos, vestidos segundo os usos e costumes de uma vivência já desaparecida.
A Festa
Cantar dos reis (J M V)
Cantar das janeiras (Populares)
Festival de folclore (G E B)
Festas de verão (Populares)
Magusto ( os lobos)
Área – 17.45 km2
Habitantes – 1500
Localidades – Carvalhal, Carril, Matagosa, Matagosinha, S. Domingos, Sobral Basto e Vale Tábuas.
Localidades – Carvalhal, Carril, Matagosa, Matagosinha, S. Domingos, Sobral Basto e Vale Tábuas.
