Martinchel

Fre­guesia a norte do con­celho de Abrantes, ro­deada pelos con­ce­lhos de Cons­tância e Tomar, assim como pelos rios Zê­zere e Tejo. Daqui podem-se des­lum­brar bo­nitas pai­sa­gens, passar mo­mentos de des­canso no Hotel Se­gredos do Vale Manso assim como no Parque de Cam­pismo de Mar­tin­chel. Fazer boas ca­mi­nhadas onde ainda se vêm as lides do campo de al­guns ha­bi­tantes. Também pode des­frutar das águas lím­pidas do Zê­zere onde se pode fazer ca­no­agem. 
 

His­tória

De acordo com a lenda, o nome Mar­tin­chel teve a sua origem num jovem mouro que aban­donou a casa dos seus pais e partiu com as tropas de D. Afonso Hen­ri­ques. Conta-se que teve um papel muito im­por­tante na con­quista de San­tarém. D. Afonso Hen­ri­ques, como forma de com­pen­sação pela sua bra­vura e fé, atri­buiu a toda a re­gião o seu nome - Martim-Chel - que com o passar do tempo passou a ser Mar­tin­chel. Há no en­tanto, au­tores que de­fendem que o nome Mar­tin­chel de­riva do pri­mi­tivo orago São Mar­tinho ou do nome de algum co­lono com o nome Martim ou Mar­tinho.
A Festa

Fes­tejos de Verão, em honra do Sa­grado Co­ração de Jesus - final do mês de Junho (fecho da ca­te­quese)
Festa em honra de S. Se­bas­tião - pri­meiro fim-de-se­mana de Agosto
Festa da As­so­ci­ação ACLAMA, se­gundo fim-de-se­mana de Agosto
Festa em honra de São Mi­guel - pri­meiro fim-de-se­mana de Se­tembro
 

Ou­tras ati­vi­dades
 
(ver pá­gina de Mar­tin­chel e pá­gina da Aclama, no fa­ce­book.)
Fes­tival do arroz e pa­ta­niscas. (As­so­ci­ação  ACLAMA). Março
Ani­ver­sário da As­so­ci­ação ACLAMA. Maio.
Sar­di­nhada da Fá­brica da igreja, Maio. Sar­di­nhada da ACLAMA em junho.
Fes­tival da Açorda em ou­tubro, ACLAMA.
Feira das Sopas, F. da igreja No­vembro.

Área – 17.1 km2
Ha­bi­tantes – 623
Lo­ca­li­dades – Mar­tin­chel, Alagôa, Al­moinha Velha, Ar­nei­rinho, Casal do Rei, Casal da Fi­gueira, Casal da Serra, Gi­es­teira, Mou­chões, Ou­teiro e Vi­lelas.
Logo do Município de Abrantes