São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo

São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo

"Com a União ul­tra­pas­sa­remos todas as di­fi­cul­dades"

His­tória de São Mi­guel do Rio Torto
 
De acordo com a lenda, São Mi­guel do Rio Torto teve origem no Ul­meiro, ci­dade mu­çul­mana, hoje com o nome de Moinho do Meio. Os ha­bi­tantes mu­daram de local por o con­si­de­rarem do­entio, ins­ta­lando-se no cimo de um monte, de onde se pode con­tem­plar uma bela pai­sagem sobre o vale do Rio Torto. Aquando da re­a­li­zação da festa em honra de São Mi­guel, na sexta-feira à noite, há uma pro­cissão em que os dois Santos, São Mi­guel e Nossa Se­nhora da Con­ceição, se juntam. Diz-se que é nesta oca­sião que São Mi­guel faz a sua vi­sita anual à Al­deia. No do­mingo, há uma outra pro­cissão, em que os Santos re­gressam para as suas Ca­pelas.
 

His­tória de Rossio ao Sul do Tejo

A po­vo­ação do Rossio foi ti­tu­lada fre­guesia em 18 de maio de 1839. Antes, vá­rios ou­tros to­pó­nimos foram co­nhe­cidos para iden­ti­ficar a lo­ca­li­dade: Porto do Tejo; Rocio das Barcas; Rossio de Abrantes. Na Idade Média aqui se si­tuava o mais im­por­tante porto flu­vial, a partir do qual se ex­pe­diam para Lisboa e para fora do país pro­dutos lo­cais ou pro­ve­ni­entes da Beira Baixa e do Alen­tejo. Ba­nhada pelo Rio Tejo que du­rante sé­culos foi a ar­téria por onde cir­cu­lava parte im­por­tante da eco­nomia da re­gião, a im­por­tância es­tra­té­gica do Rossio levou a Fontes Pe­reira de Melo es­ten­desse o ca­minho-de-ferro do En­tron­ca­mento até Abrantes. Parte in­te­grante da zona ur­bana da ci­dade, o Rossio é hoje uma lo­ca­li­dade com vi­ta­li­dade as­so­ci­a­tiva, es­tando do­tada de vá­rios tipos de equi­pa­mentos e ser­viços, de saúde, es­co­lares, so­ciais e de lazer.
As Festas

Feira de S. Matias – fevereiro /março
Festa das Bicas Junho Festa da Arrifana - Junho
Festa de Arreciadas - segundo fim-de-semana de Julho
"Noites de Verão no Coreto" no Largo D. Joana Soares Mendes - Julho e Agosto fins de semana (realização de concertos musicais, onde poderá saborear alguns dos pratos típicos da região nas "tasquinhas" distribuídas ao redor do Largo)
Festa em honra de São Miguel - 15 de Agosto
Mercados Ribeirinhos – Maio ou Junho

Área – 58.86 km2
Habitantes – 4881
Localidades – São Miguel de Rio Torto, Arreciadas, Arrifana, Cabrito, Carvalhal, Lameiras, Maiorga, Maria da Lança, Salvadorinho, São Macário, Vale Cortiças e Bicas (São Miguel de Rio Torto) e Rossio ao Sul do Tejo, Cabrito e Fojo (Rossio ao Sul do Tejo).
Logo do Município de Abrantes