Visitar

Azeites e vinhos

Abrantes sendo um concelho tipicamente rural, conserva a tradição de olivicultura, a qual se traduz na apanha da azeitona e fabrico tradicional do azeite. Consulte abaixo os nossos produtores de azeite, bem como os de vinho, esse Néctar dos Deuses, símbolo da religião e do misticismo.

Azeites

O ri­ba­tejo é uma re­gião com grande im­por­tância no cul­tivo da oli­veira e pro­dução de azeite na­ci­onal. Diz-se que foi aqui que apa­re­ceram as pri­meiras oli­veiras tra­zidas pelos Fe­ní­cios (cerca de 2000 a.C.) e que até foi "daqui que co­meçou a haver a cul­tura do olival em toda a pe­nín­sula ibé­rica e onde se di­vul­garam as pri­meiras oli­veiras".

O azeite tem uma longa tra­dição e es­treita li­gação com o con­celho de Abrantes. Esta tra­dição tem vindo a ser con­ser­vada ao longo dos tempos. Pode ainda as­sistir-se à apanha da azei­tona por ran­chos de ho­mens e mu­lheres que va­rejam o olival e apa­nham os seus bagos em panos tra­di­ci­o­nais, mo­endo e trans­for­mando a azei­tona nos di­versos la­gares que ainda fun­ci­onam no con­celho. Mas também já é comum ver-se a apanha me­ca­ni­zada, re­sul­tado da im­ple­men­tação de tec­no­logia avan­çada por al­guns pro­du­tores. Foi a partir da im­ple­men­tação da Fá­brica "União In­dus­trial, Lda.", em 1860, que Abrantes se de­sen­volveu en­quanto re­gião pro­du­tora de azeite por ex­ce­lência.
Em Abrantes a azei­tona é pre­do­mi­nan­te­mente "ga­lega", que de­pois de co­lhida dá origem a um azeite de sabor de fruta doce. As ca­rac­te­rís­ticas dos nossos solos em con­junto com um in­ves­ti­mento na mo­der­ni­zação da pro­dução, aliado às ca­rac­te­rís­ticas de um clima me­di­ter­râneo, re­sultam numa pro­dução de ex­ce­lência de um azeite es­pesso, fru­tado, com ca­rac­te­rís­ticas sen­so­riais de maçã, numa cor ha­bi­tu­al­mente ama­rela ouro ou por vezes es­ver­deada.

O azeite é um in­gre­di­ente tra­di­ci­onal. Con­tinua a ser usado na do­çaria, por exemplo nas broas de mel fer­vidas (doce tra­di­ci­onal e con­ven­tual de Abrantes). Já na gas­tro­nomia, con­ti­nu­amos a ter uma forte pre­sença do azeite na base ou tem­pero de muitos dos nossos pratos re­gi­o­nais, como as migas car­vo­eiras ou o achigã cujo tem­pero de azeite lhe dá um sabor único.
Produtores de Azeite

AZEITE CHALEIRA

Fundado em 1972 por António Rodrigues Chaleira, o Azeite Chaleira é obtido através de azeitonas mariotáriamente provenientes olivais centenários oriundos da região centro de Portugal que detêm excelentes condições que nos permite desenvolver um azeite virgem extra de categoria superior obtido diretamente de azeitonas, unicamente por processos mecânicos, é assim que nasce o nosso requintado azeite.

Contactos
Largo da Abrançalha

Rua da Branca
2200-009 Abrantes
T+351 934 798 141
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W www.azeitechaleira.pt


CASA ANADIA

O azeite da Casa Anadia é obtido dos olivais do antigo Morgado e Fazendas Unidas (1819), onde se integra o Castelo de Alferrarede. Produzidos na Quinta do Bom Sucesso, propriedade de Miguel Pais do Amaral, os azeites Casa Anadia provêm de lotes seleccionados que integram azeitonas das variedades Galega, Arbequina, Cobrançosa, Picual, e koroneiki. Estes revelam uma grande qualidade, evidenciando um sabor frutado e suave. A pureza que mostram é obtida pela extracção feita a frio e, unicamente, por processos mecânicos, segundo as normas de protecção e produção integrada, com a particularidade do processo de transformação da azeitona ocorrer nas horas imediatas à colheita.

Contactos
Quinta do Bom Sucesso - Alferrarede
2200-484 Abrantes
T+351 241 366 512 /+351 934 798 141
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
OUROGAL, S.A.

Nascida de uma família tradicional ribatejana, a Sociedade Agrícola Casal das Sarnadas encontrou na produção do azeite Ourogal uma forma única de recriar a tradição, fazendo chegar aos consumidores de hoje os sabores d'outrora, oferecendo sempre, em embalagens funcionais ou sofisticadas, a mesma garantia de qualidade e satisfação. Situado em S. Miguel do Rio Torto, perto da cidade de Abrantes, o Casal das Sarnadas tem uma centena de hectares de olival, em sequeiro tradicional, em regime intensivo e super intensivo, onde se cultivam as variedades Galega (típica da região), Cordovial, Cobrançosa, Arbequina e Frantoio.

Entre outras produções, florestais e agrícolas, a produção de azeite ocupa claramente lugar de destaque, tendo determinado o investimento na mais moderna tecnologia de extracção de azeite, que assim permite garantir ao consumidor de Ourogal, não só o prazer da sua degustação, mas também a segurança alimentar do produto.

Contactos
Casal das Sarnadas - S.Miguel do Rio Torto
2205-570 Abrantes
T +351 91 943 38 94
F +351 241 861 103
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://www.ourogal.com

 
SAOV - SOCIEDADE AGRÍCOLA OURO VEGETAL

A SAOV – Sociedade Agrícola Ouro Vegetal foi criada em 2004. No início, a empresa explorava dois lagares de azeite e recorria à compra de azeitona a produtores em várias zonas do país. No ano de 2005, negociou a exploração da Quinta do Pouchão, localizada em Alferrarede, concelho de Abrantes, e passou a dispor de 250 ha de olival e 40 ha de vinha. Em 2009, abriu uma nova unidade de extracção, armazenamento e embalamento de azeite na Zona Industrial Norte de Abrantes. Dotada da mais avançada tecnologia, direccionada para a extracção de azeites de alta qualidade, a baixas temperaturas, permite cumprir e superar as actuais normas de higiene e segurança alimentar exigidas.  O seu azeite, com a marca Cabeço das Nogueiras tem vindo a ser distinguido com vários prémios, em competições nacionais e internacionais, de salientar o 1º Prémio, em 2011, no prestigiado Concurso Internacional Mário Solinas.


Contactos
Parque Industrial de Abrantes Norte
Lotes 24, 25 e 26 - Alferrarede
2200-293 Abrantes
T/F +351 241 361 466
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://www.saov.pt

 VAL ES­CU­DEIRO

É uma em­presa fa­mi­liar, fun­dada em 2006, si­tuada na fre­guesia de Bem­posta, em Abrantes. A marca Val Es­cu­deiro advém da lo­ca­li­zação do pró­prio lagar his­tó­rico, que foi o ponto de par­tida para de­sen­volver este pro­jecto. Com o ob­jec­tivo pri­mor­dial de ga­rantir aos con­su­mi­dores um azeite de ex­ce­lente qua­li­dade, apos­tando na pro­dução de um virgem extra, que con­juga a azei­tona ga­lega com ou­tras va­ri­e­dades, o azeite Val Es­cu­deiro pre­tende afirmar-se como marca de re­fe­rência no mer­cado.


Con­tactos
Rua Prin­cipal nº 420 Cha­miné - Bem­posta
2205-209 Abrantes
T/F +351 241 732 236
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://​www.​valescudeiro.​pt 

 
ZÉ BAIRRÃO

Os azeites vir­gens "Zé Bairrão" são uma marca re­gis­tada com 10 anos. O nome da em­presa é uma ho­me­nagem ao pai do pro­pri­e­tário, José Dias Bairrão que de­dicou a sua vida a fazer azeite num lagar tra­di­ci­onal. Este lagar, com mais de um sé­culo de exis­tência, en­contra-se si­tuado na fre­guesia de Vale das Mós, em Abrantes, e acom­panha a fa­mília há quatro ge­ra­ções. Os azeites “Zé Bairrão” são pro­du­zidos atra­vésde mé­todos tra­di­ci­o­nais a frio e com uma aposta ex­clu­siva na azei­tona ga­lega, sendo esta a sua es­tra­tégia para apre­sentar ao mer­cado um pro­duto de ex­ce­lência. Doces e fru­tados com aromas a amêndoa e maçã, os azeites vir­gens “Zé Bairrão” mos­tram-se ideais para acom­pa­nhar pratos de peixe gre­lhado e sa­ladas.


Con­tactos
Rua das For­tu­natas, nº 25
Vale das Mós
2205-810 Abrantes
T/F +351 241 732 257
TM +351 93 583 28 95
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://​www.​azeiteszebairrao.​com


VÍTOR GUEDES


Marca re­gis­tada desde 1919, e pro­du­zido em Abrantes desde 1938 o azeite Gallo re­pre­senta um dos mias im­por­tantes azeites na­ci­o­nais. A ter­ceira marca no ran­king mun­dial, re­sulta de um tra­balho de cons­tante ino­vação e apre­senta uma gama di­ver­si­fi­cada de pro­dutos de que são exem­plos os azeites Gallo Fru­tado, Gallo Grande Es­colha, Gallo Co­lheita Tardia, Gallo Co­lheita ao Luar, entre ou­tros.

Con­tactos
Rossio ao Sul do Tejo
2206-909 Abrantes
T +351 241 330 000
F +351 241 330 025
W http://​www.​gallooliveoil.​com

Vinhos
 
Si­tuada no centro de Por­tugal, esta re­gião faz fron­teira com Lisboa, Alen­tejo e Beiras. A Serra de Aire e Can­de­eiros cons­titui o prin­cipal traço oro­grá­fico que de­li­mita o Médio Tejo e a Le­zíria. Em termos hi­dro­grá­ficos, é o Tejo que marca a pai­sagem e in­flu­encia o clima sub-me­di­ter­râ­nico tem­pe­rado.

Estas ca­rac­te­rís­ticas as­so­ci­adas aos vá­rios tipos de solos da re­gião e à ti­pi­ci­dade das castas con­ferem aos Vi­nhos do Tejo uma iden­ti­dade muito pró­pria.
Brancos

Produzidos essencialmente a partir das castas Fernão Pires e Trincadeira das Pratas, os vinhos Brancos do Tejo caracterizam-se por ter cor citrina, aroma fino e frutado onde sobressaem as frutas tropicais e o pêssego, por vezes combinados com aromas florais, demonstrando grande fineza na boca.
 
 
Tintos
 
Produzidos maioritariamente a partir das castas Castelão e Trincadeira, os vinhos Tintos do Tejo apresentam, enquanto jovens, cor granada evoluindo para rubi, com taninos equilibrados, corpo suave e agradável, com grande complexidade de aromas, onde sobressaem os frutos vermelhos.
Produtores de Vinho
CASAL DA CO­E­LHEIRA

O Casal da Co­e­lheira faz parte de um pro­jecto fa­mi­liar, com forte tra­dição vi­ti­vi­ní­cola, que cresceu na margem Sul do rio Tejo, junto à vila de Tra­magal (Abrantes). Cons­truída a meio do sé­culo XX, a adega do Casal da Co­e­lheira so­freu vá­rias al­te­ra­ções ao longo da sua vida, ob­ser­vando-se no pre­sente uma cum­pli­ci­dade entre a ar­qui­tec­tura tra­di­ci­onal e a mais mo­derna tec­no­logia eno­ló­gica. Na Quinta, 64 hec­tares de vinha têm sido re­con­ver­tidos gra­du­al­mente, in­tro­du­zindo-se desde 1989 novas castas de po­ten­cial e qua­li­dade in­ques­ti­o­nável, pos­si­bi­li­tando vi­nhos mais ele­gantes e de maior ca­rácter.

Esta sim­ples von­tade de me­lhorar traduz a von­tade que move o pro­jecto do Casal da Co­e­lheira, onde a pro­cura de vi­nhos de qua­li­dade tem ele­vado os pa­drões de pro­dução, con­du­zindo ao re­co­nhe­ci­mento nos mais pres­ti­gi­ados con­cursos na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais.

Con­tactos
Centro Agri­cola de Tra­magal, SAG, LdaEs­trada Na­ci­onal 118, Nº1331
Tra­magal
2205-645  Abrantes
T +351 241 897 219
F +351 241 897 802
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://​www.​casaldacoelheira.​pt

QUINTA DA PARRADA

A Quinta da Parrada data de 1918 e está localizada em São Macário, a Sul da cidade de Abrantes. A sua adega é um projecto que nasce em 2005, para aproveitar os melhores “terroir” existentes na quinta e também na Herdade da Abegoaria de Cima. Para produzir vinhos de alta qualidade este produtor conjuga as melhores práticas tradicionais com a mais moderna tecnologia. O vinho é feito em 11 hectares de vinha dos cerca de 600 ha totais da propriedade, onde predominam as castas Touriga Franca, Alicante Bouschet, Syrah / Shiraz e, a mais importante, a Touriga Nacional.


Contactos
EN 2, São Macário,
S. Miguel do Rio Torto
2205-537 Abrantes
T/F +351 241 365 269
TM +351 96 037 54 81
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Logo do Município de Abrantes