A União faz Abrantes

A União faz Abrantes

Abrantes é um Concelho com 714.73 km2 e 39 325 habitantes que respira história. Com uma oferta cultural e desportiva eclética, desfruta de dois dos maiores recursos hídricos do País: o Rio Tejo e a Albufeira de Castelo do Bode. 

Praias fluviais, património natural e edificado, gastronomia, parques urbanos, grandes rotas, percurso da Estrada Nacional 2, equipamentos desportivos públicos e privados e uma rede de museus, onde se destacam dois Museus do Ano em 2018 e em 2023 (APOM), integram uma oferta turística a usufruir durante todo o ano.  

Com uma localização geográfica privilegiada, no centro do país, Abrantes é servida por uma excelente rede de acessibilidades com acessos fáceis rodo e ferroviários. Dispõe de centros de produção de competências e de transferência de conhecimento técnico-científico e de um quadro de incentivos municipais atrativos e diferenciadores, com soluções de instalação empresarial para investimento privado no Parque Industrial (junto à A23), Áreas Industriais (Tramagal e Pego), atividade terciária em áreas de regeneração urbana e um Parque de Ciência e Tecnologia (Spin-offs e Start-ups).

O recurso à inteligência artificial tem colocado o Concelho na linha da frente no desenvolvimento de soluções distintivas que facilitam a proximidade com o cidadão através da prestação de informação e serviços, destacando-se, entre outros, a classificação dos processos de forma digital e o repositório aberto.

Num Concelho com uma área tão extensa, maior que a ilha da Madeira, a aposta nos serviços de proximidade para facilitar a vida aos cidadãos e encurtar distâncias entre a sede do Concelho e as Freguesias rurais mais distantes reflete-se em projetos implementados como a Carrinha do Cidadão, a Loja do Cidadão ou o Abrantes 360 Mobile. 

Se por um lado a Carrinha do Cidadão percorre as aldeias com a prestação de serviços como a renovação ou alteração do Cartão de Cidadão ou da Carta de Condução, um pagamento das faturas da água ou a atribuição de um número de polícia, a Loja do Cidadão agrega a prestação de serviços de diferentes entidades do Estado. Já o Mais Espaço ao Urbanismo contribui para a redução de tempo e agilizar de procedimentos, com um serviço mais célere e de proximidade ao cidadão, enquanto que o Abrantes 360 Mobile tem disponível os serviços do Município por telemóvel.

A educação, saúde ou ação social são ainda áreas de intervenção prioritária, consideradas essenciais para o desenvolvimento local. Abrantes dispõe de uma oferta de ensino desde o básico ao superior, de um Hospital integrado no Medio Tejo e equipamentos afetos aos cuidados de saúde primários (Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e respetivas extensões de saúde; Unidades de Saúde Familiar; Unidade de Cuidados na Comunidade, Unidade de Saúde Pública e o Centro de Respostas Integradas).

Em defesa da comunidade e da afirmação do território, o Município de Abrantes prepara-se para os desafios do futuro com muita expetativa, quer no Fundo de Transição Justa com as vantagens ao nível da atividade económica, emprego e ambiente social que se encontra disponível para esta região com o encerramento da Central Termoelétrica a carvão, no Pego, mas também na Estratégia Local de Habitação, onde a reabilitação é a palavra de ordem.

Logo do Município de Abrantes