1.º de Maio - 4 anos de Museu Metalúrgica Duarte Ferreira

1.º de Maio - 4 anos de Museu Metalúrgica Duarte Ferreira - Tramagal

Dia 1 de Maio de 2021 assinalam-se quatro anos da inauguração do Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, localizado na Vila do Tramagal.


É um museu de território, com pretensão nacional e base na Nova Museologia, que visa preservar a memória e o património – material e imaterial – legado pelo portento da metalurgia nacional do século XX, a Metalúrgica Duarte Ferreira.

Em 2018, o Museu MDF recebeu o Prémio de Melhor Museu Português do Ano atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.

Recebeu ainda uma Menção Honrosa, na categoria de Investigação, atribuído ao livro “Metalúrgica Duarte Ferreira 1879-1997 Uma História em Constante Metamorfose”, da autoria da jornalista Patrícia Fonseca.

Em 2019 foi-lhe atribuído o Galardão Cultura, no âmbito da XIV Gala Antena Livre & Jornal de Abrantes.

Ainda em 2019, o Museu MDF esteve presente em representação de Portugal, na Conferência The Best in Heritage 2019, na Croácia.

Image

O Museu para lá do Museu - Vi­agem à re­serva do Museu MDF

No dia em que assinalamos quatro anos de atividade do Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, localizado na Vila do Tramagal, cujas visitas presencias têm tido várias interrupções devido ao confinamento social provocado pela pandemia COVID 19, propomos uma viagem pelo acervo em reserva da vasta história da MDF.

1.º de Maio: A festa do povo operário e o aniversário do TSU - Tramagal Sport União

O 1.º de Maio é uma data de boa memória e de longa tradição. 

Durante o Estado Novo, o Tramagal era o único local do país onde eram permitidas as celebrações do Dia do Trabalhador.

Essa data é partilhada com o aniversário do quase centenário Tramagal Sport União.

No 1.º de Maio, o TSU jogava habitualmente com uma equipa nacional, mas antes acontecia o aguardado torneio intersecções.

No acervo em reserva no Museu MDF existem várias taças alusivas a esses torneios, da qual destacamos a atribuída aos vencedores, em 1958 e 1960.

Desenhos e projetos

Image
Da reserva do Museu MDF, consta um extraordinário Desenho do Projeto de máquina de gaseificar vinhos espumosos, datado de 10/02/1944.

Destaca-se a impressionante a técnica e o rigor do desenho, que, ainda que feito à mão, tem a precisão e o detalhe de qualquer projeto feito hoje a computador.

É possível encontrar a máquina real na fotografia original do catálogo de produtos da MDF.

A debulhadora mecânica

Image
O acervo do Museu MDF in­tegra al­gumas cen­tenas de fo­to­gra­fias, al­gumas per­ten­centes ao ca­tá­logo e ao re­gisto fo­to­grá­fico da em­presa.

Mos­tramos al­guns exem­plos dessas fo­to­gra­fias, dando des­taque a um dos icó­nicos pro­dutos da MDF, a de­bu­lha­dora me­câ­nica, que po­de­remos ver em ex­po­sição quando a 2.ª fase do Museu MDF avançar.

Quer saber mais sobre a MDF

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira é um museu ao serviço da comunidade, das pessoas, com as pessoas e para as pessoas. Conta uma história com mais de um século, desde o dia em que Eduardo Duarte Ferreira ergueu a primeira forja, em 1879, e a data da extinção da Metalúrgica Duarte Ferreira, em 1997. 

Vídeo de apresentação | Visita Virtual (fullscreen)

Logo do Município de Abrantes