Notícias

Bemposta Online


A Junta de Fre­guesia de Bem­posta torna-se a pri­meira do Con­celho de Abrantes a dis­po­ni­bi­lizar aos seus mu­ní­cipes um con­junto de ser­viços que antes obri­gava o ci­dadão a des­locar-se à Câ­mara Mu­ni­cipal ou aos Ser­viços Mu­ni­ci­pa­li­zados.

As­se­gu­rado pela pla­ta­forma Abran­tes360, o ser­viço Bem­posta On­line foi apre­sen­tado esta se­gunda-feira, 18 de se­tembro, na Junta de Fre­guesia de Bem­posta e tem como ob­je­tivo sim­pli­ficar a vida dos ci­da­dãos, per­mi­tindo que tratem nesta Junta de Fre­guesia de li­cenças, au­to­ri­za­ções, cer­ti­dões, nú­mero de Po­lícia, ser­viço de águas, ta­ri­fário so­cial, entre ou­tros, que an­te­ri­or­mente só es­tavam dis­po­ní­veis no Mu­ni­cípio ou nos Ser­viços Mu­ni­ci­pa­li­zados.

Este pro­jeto surge no se­gui­mento de uma es­tra­tégia mu­ni­cipal cen­trada nas pes­soas e na sim­pli­fi­cação da sua re­lação com a ad­mi­nis­tração pú­blica, usando a tec­no­logia para os mu­ní­cipes es­tarem mais pró­ximos das au­tar­quias e, ao mesmo tempo, apoi­ando as juntas de fre­guesia na tran­sição di­gital.

Na sessão de apre­sen­tação do Bem­posta On­line, o Pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Abrantes, Ma­nuel Jorge Va­la­matos, co­meçou por agra­decer à Junta de Fre­guesia de Bem­posta por ini­ciar “este pro­jeto de­di­cado às pes­soas”, ex­pli­cando que este pro­jeto pi­loto “é uma ini­ci­a­tiva no âm­bito do Abrantes Di­gital que dis­po­ni­bi­liza um pro­grama que está ao ser­viço da co­mu­ni­dade e que tem as pes­soas como centro da sua ação”. “O Abrantes 360 tem fun­ci­o­na­li­dades que per­mitem ao mu­ní­cipe aceder em qual­quer parte do mundo para que possa tratar de as­suntos do seu Mu­ni­cípio”, des­tacou Ma­nuel Jorge Va­la­matos.

O pro­jeto re­pre­senta um in­ves­ti­mento de mais de 100 mil euros para a im­ple­men­tação destes bal­cões on­line nas juntas de fre­guesia, que im­plica a ins­ta­lação de dis­po­si­tivos que au­mentam o sinal da rede de in­ternet para uma maior co­ber­tura, sendo in­tenção do Mu­ni­cípio de Abrantes ter este ser­viço em todas as Juntas de Fre­guesia. “Até 2025, este ser­viço es­tará em pleno fun­ci­o­na­mento no nosso ter­ri­tório”, avançou Ma­nuel Jorge Va­la­matos, de­fen­dendo que “não que­remos deixar nin­guém para trás”.

Já o Pre­si­dente da Junta de Fre­guesia de Bem­posta, Ma­nuel João Alves, sa­li­entou que “o pro­pó­sito deste pro­jeto é dar às pes­soas co­mo­di­dade, pu­derem fazer o que pre­cisam no seu dia a dia a partir da sua casa”. E acres­centou ainda que “as­so­ciado a este pro­jeto há uma va­lência muito grande que é a dis­po­ni­bi­li­zação de um ponto de acesso livre à in­ternet o que per­mite aos ci­da­dãos es­tarem na rua a pas­sear o cão ou a brincar com o filho e, ao mesmo tempo, a re­solver as­suntos da sua vida”. “Este é um pro­jeto mu­ni­cipal de que nos or­gu­lhamos muito e que é pi­o­neiro no país”, sa­li­entou Ma­nuel João Alves, agra­de­cendo à au­tar­quia por esta ini­ci­a­tiva.

Paulo Rêgo, Chefe da Di­visão dos Sis­temas de In­for­mação do Mu­ni­cípio de Abrantes, apre­sentou a pla­ta­forma Abrantes 360 e ex­plicou as pos­si­bi­li­dades que este novo ser­viço ofe­rece aos mu­ní­cipes, no­me­a­da­mente a pos­si­bi­li­dade de mar­cação e pa­ga­mento de re­fei­ções es­co­lares (através de re­fe­rência mul­ti­banco ou MBWay), des­ta­cando que o que estes novos ser­viços pre­tendem é ser “o mais sim­ples e ágil pos­sível”.

O acesso aos ser­viços por esta pla­ta­forma pode ser feito me­di­ante dois ní­veis de re­gisto: o re­gisto com o email, em que podem ser tra­tados ser­viços sim­ples, como re­servar os campos de padel, ocor­rên­cias, re­no­va­ções da Bi­bli­o­teca, re­cla­ma­ções / su­ges­tões; e o re­gisto me­di­ante as­si­na­tura e acei­tação dos termos e con­di­ções ou chave móvel di­gital, para as­suntos mais com­plexos como pe­didos de li­cen­ci­a­mento de obras, ser­viços das águas e do am­bi­ente, cer­ti­dões, au­to­ri­za­ções e li­cenças, pe­didos de au­to­carro, etc.

“A partir de agora, temos uma Junta de Fre­guesia e um Mu­ni­cípio aberto 24 horas por dia”, sa­li­entou Paulo Rêgo mos­trando que os pro­cessos podem ser tra­tados no te­le­móvel, através da APP, ou no com­pu­tador.

Abrantes 360 - https://​abrantes360.​cm-abrantes.​pt

Logo do Município de Abrantes