Notícias

Protocolo c/ associações de caçadores

No âm­bito da pre­venção de in­cên­dios flo­res­tais, a Câ­mara Mu­ni­cipal vai es­ta­be­lecer um pro­to­colo com quatro As­so­ci­a­ções de Ca­ça­dores do con­celho que já dis­põem de kits de pri­meira in­ter­venção, ca­bendo ao mu­ni­cípio uma com­par­ti­ci­pação fi­nan­ceira de 6.000,00€ (1.500,00€ por as­so­ci­ação) e cujas mi­nutas foram apro­vadas, por una­ni­mi­dade, na reu­nião de Câ­mara de 18 de abril.
Os pro­to­colos de­finem me­ca­nismos de apoio para que estas quatro en­ti­dades passem a ter mais e me­lhores con­di­ções para apoiar nas ações de vi­gi­lância, pre­venção, pri­meira in­ter­venção e apoio ao com­bate, em vir­tude do seu co­nhe­ci­mento do ter­ri­tório e in­te­resse nos es­paços à sua res­pon­sa­bi­li­dade.
A par do apoio aos equi­pa­mentos de pro­teção in­di­vi­dual, será as­se­gu­rada for­mação aos ele­mentos das res­pe­tivas equipas, fa­cul­tada pelos Bom­beiros Vo­lun­tá­rios de Abrantes.
O pro­to­colo é es­ta­be­le­cido com a As­so­ci­ação de Ca­ça­dores de Mou­riscas; a As­so­ci­ação de Ca­ça­dores de Mar­tin­chel; a As­so­ci­ação de Ca­ça­dores de São Fa­cundo e Vale das Mós e a As­so­ci­ação de Ca­ça­dores de Ar­re­ci­adas.
No fu­turo, ou­tras as­so­ci­a­ções de ca­ça­dores do con­celho po­derão vir a juntar-se a este pro­cesso.

O Pre­si­dente da Câ­mara, Ma­nuel Jorge Va­la­matos, su­blinha esta par­ceria “de ex­ce­lência”, fa­zendo notar que os ca­ça­dores “co­nhecem e andam no ter­reno e, por isso, de­sem­pe­nham um papel fun­da­mental na vi­gi­lância, re­dução dos riscos de ig­nição e de pro­gressão de in­cên­dios”.

Logo do Município de Abrantes