{AC}
A Câmara Municipal de Abrantes formalizou no dia 28 de março a entrega de uma viatura à Unidade Saúde Familiar (USF) D. Francisco de Almeida para apoio às visitas domiciliárias e realização de ações de promoção da saúde junto dos grupos vulneráveis e de risco, pelos profissionais de saúde, num investimento municipal de cerca de 24 mil euros.
Foi assinado o protocolo de cedência de utilização do veículo com a Administração de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Não sendo uma competência das Câmaras Municipais, a autarquia de Abrantes assumiu mais este investimento, incluindo o seguro e os encargos com a inspeção periódica do veículo, para prestar um serviço à população e contribuir para minimizar as lacunas em matéria de prestação de cuidados de proximidade na área da saúde.
Luís Pisco, presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT) agradeceu “profundamente” à Câmara de Abrantes por colaborar neste reforço de meios ao dispor da USF.
A presidente da Câmara, renovou o compromisso da autarquia em continuar a colaborar com a administração central no reforço de meios, dando continuidade ao investimento na área da saúde, como a construção das USF’s; programa de incentivos à fixação de médicos, entre outros. Maria do Céu Albuquerque anunciou que a Câmara em colaboração com os profissionais de saúde trabalhará para criar as melhores condições para reorganizar o transporte a pedido no concelho de Abrantes, facilitando a deslocação dos utentes às diversas unidades de saúde e hospital.
Luís Pisco e Maria do Céu Albuquerque deixaram uma palavra “de especial apreço” aos profissionais de saúde.
{/AC}
