Espaços Verdes

Espaços Verdes

Políticas de sustentabilidade
 
Os espaços verdes municipais têm características próprias que devem ser preservadas e conservadas, assegurando-se que os munícipes e os utilizadores em geral deles possam usufruir e beneficiar. Estes espaços devem reflectir as preocupações com o equilíbrio ecológico no meio urbano, preservando a natureza e o ambiente, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida das populações. Deste modo, considerou o Município, fundamental, a existência de espaços verdes no seio urbano e consequentemente um planeamento de gestão de actividades para os manter nas condições adequadas ao longo do ano.

Os espaços verdes refletem  preocupações ao nivel da redução e monitorização dos consumos de água, com a rega, evitando o desperdício, utilizando técnicas que permitam um doseamento correcto das quantidades a fornecer às plantas, e ainda, promovendo a consciência ecológica e a utilização de espécies autóctones e de regiões com clima semelhante, que se adaptem bem, limitando-se, desta forma, o uso de fertilizantes, produtos fitossanitários, etc.
Espaços Verdes existentes
 
Os Espaços Verdes com maior relevância em Abrantes, quer pela sua dimensão, quer pela riqueza da sua vegetação ou da componente histórica e patrimonial que lhes está associada, são, o Jardim do Castelo, próximo do centro histórico da cidade, Parque Urbano de S. Lourenço, Aquapolis – Parque Ribeirinho, Parque e Jardim do Alto de St. António, Jardim da República, todos eles situados no perímetro urbano da cidade. Existem muitas outras áreas ajardinadas e dispersas pelo centro histórico, Cidade Desportiva e na envolvência de urbanizações e avenidas.

Alguns Espaços a Referenciar

Jardim do Castelo
Este agradável jardim é conhecido pela beleza dos seus canteiros de flores e pelas paisagens que se podem visualizar a partir deste, tendo como fundo, o Rio Tejo. A sua fundação data do final do século XIX. É muito procurado pelos abrantinos para passeios de final de tarde ou de fim-de-semana e pelos turistas. Este jardim para além das típicas plantas herbáceas que florescem no decorrer das estações, ainda contém diversas espécies mais exóticas: estrelícias, yucas, palmeiras, trepadeiras, cactos de grandes dimensões e maciços de aloés florescem de laranja em pleno inverno. De salientar o enorme exemplar de Chorisia speciosa, uma árvore com o troco espinhoso, proveniente da América do Sul que se cobre de flores rosa em Outubro. É seguramente, um dos locais mais visitados e fotografados do concelho, pois a harmonia dos espaços verdes e do colorido das flores, com a paisagem circundante, formam um quadro digno de bilhete-postal. GPS: 39.46295° N / 8.19428° W
Praia Fluvial de Aldeia do Mato
Local agradável e com potencialidades únicas, apresentando-se como um centro de veraneio, ideal para quem ama a natureza e os desportos náuticos. Dentro das atividades que proporciona destaca-se a vela, remo, canoagem, passeios em gaivotas e kayaks, o windsurf, a pesca, natação e os passeios de barco e jangada (marcação). Dispõe de bar, parque de merendas e bungalows. O espaço envolvente da praia fluvial é ideal também para a realização de percursos pedestres, BTT e orientação. GPS: 39.545084N/8.277179W
Logo do Município de Abrantes